Inteligência Artificial (AI) - Definição, Histórico e Conflitos!

Postado por SmartTudo Team em

Inteligência Artificial (AI) - Definição, Histórico e Conflitos!

Inteligência artificial (também conhecida pela sigla em inglês AI - Artificial Intelligence), é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente.

O principal objetivo dos sistemas de AI é executar funções que sejam consideradas inteligentes. É um conceito amplo, e que recebe tantas definições quanto damos significados diferentes à palavra Inteligência. Podemos pensar em algumas características básicas desses sistemas, como a capacidade de raciocínio (aplicar regras lógicas a um conjunto de dados disponíveis para chegar a uma conclusão), aprendizagem (aprender com os erros e acertos de forma a no futuro agir de maneira mais eficaz), reconhecer padrões (tanto padrões visuais e sensoriais, como também padrões de comportamento) e inferência (capacidade de conseguir aplicar o raciocínio nas situações do nosso cotidiano).

O desenvolvimento da AI começou logo após a Segunda Guerra Mundial com o artigo "Computing Machinery and Intelligence" do matemático inglês Alan Turing. Entretanto, apenas recentemente com o surgimento do computador moderno, é que a inteligência artificial ganhou meios e massa crítica para se estabelecer como ciência integral, com problemáticas e metodologias próprias. Desde então, seu desenvolvimento tem extrapolado os clássicos programas de xadrez ou de conversão e envolvido áreas como visão computacional, análise e síntese da voz, lógica difusa, redes neurais artificiais e muitas outras. 

 Percebendo que esse ramo da ciência tinha muito mais a ser descoberto, os pesquisadores e cientistas abraçaram a ideia de fazer com que uma máquina pudesse reproduzir não só a capacidade de um ser humano pensar como também a capacidade de sentir, de ter criatividade, auto-aperfeiçoamento e uso da linguagem. Filmes como "O Homem bicentenário" e "A.I. (Inteligência Artificial)" mostram claramente a vontade da máquina de se tornar ser humano, de querer se manifestar, poder ter e sentir tudo o que os humanos têm e sentem.

No Brasil existem lojas especializadas em AI, como a SmartTudo, que comercializam uma diversa gama de dispositivos inteligentes. Um exemplo é o robô aspirador inteligente que limpa o chão da sua casa sozinho enquanto você descansa, vale a pena conferir!  

O progresso na principal área dessa pesquisa, que é a de fazer uma inteligência similar à do ser humano, é lento. Porém, os estudos nessa área têm surtido efeito em várias outras áreas, como o planejamento automatizado e escalonamento, jogos, programas de diagnóstico médico, controle autônomo, robótica e outras mais.
A Inteligência Artificial tem se mostrado conflitante, existem os que apoiam as pesquisas e a ideia da máquina ter vida própria, como também existem aqueles que não apoiam a ideia entendendo que existir máquinas com o poder de pensar, sentir e até ter a capacidade de realizar atividades humanas seria um fato inconcebível.  
De que lado você está?
Dispositivos Inteligentes - SmartTudo.com.br

Compartilhe esta postagem



← Postagem anterior Postagem seguinte →


0 comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados: