Decifrando a Internet das Coisas (IoT) - Conceitos e Tendências.

Postado por SmartTudo Team em

 

Internet das Coisas

A Internet das Coisas, também conhecida como IoT (do inglês, Internet of Things) é uma revolução tecnológica emergente que conecta dispositivos eletrônicos utilizados no dia-a-dia (como aparelhos eletrodomésticos, eletroportáteis, máquinas industriais, meios de transporte, objetos pessoais, etc) à Internet, gerando informações e experiências as quais nunca tivemos acesso antes. 

Imagine você se aproximando de casa com seu carro inteligente que se comunica automaticamente com a porta da garagem fazendo ela se abrir. Ao entrar em casa, o ar condicionado percebe a sua presença e regula sozinho a temperatura conforme sua preferência habitual. Seu aparelho de som ou a TV possuem a inteligência para ligar no horário e nos canais que você assiste normalmente. O seu refrigerador, totalmente conectado, não apenas avisa quais alimentos estão estocados, como também envia uma foto deles para o seu smartphone informando se está na hora de fazer compras. 

Pulseiras fitness inteligentes são capazes de medir a distância que você percorreu, monitorar seu batimento cardíaco e determinar a quantidade de calorias queimadas durante o exercício, enviando todas essas informações para um aplicativo no seu celular. No varejo, imagine entrar em uma loja ou supermercado, escolher diversos produtos e sair normalmente sem enfrentar as filas do caixa e sequer colocar as mãos no bolso para efetuar o pagamento. Isso já é possível em alguns locais que utilizam a tecnologia RFID (uma vertente do IoT), certamente uma ótima experiência de compra que o consumidor pode desfrutar. 

Segundo o instituto internacional de pesquisa e tecnologia IDC Research, o número de dispositivos conectados à Internet passará dos 30 bilhões até 2020, inclusive se prevê um mercado potencial estimado em 7,3 bilhões de dólares já em 2017. Essa é a Internet das Coisas, um mundo de possibilidades de avanço tecnológico nas mais diversas áreas com uma exponencial previsão de crescimento que desperta nosso interesse e ativa a nossa imaginação.

No Brasil existem lojas especializadas em IoT, como a SmartTudo, que comercializam uma diversa gama de dispositivos inteligentes: smart relógios, smart pulseiras fitness, smart tv box, smart audio e até artigos para automação residencial, as smart home, vale a pena conferir!  

Para mais informações sobre IoT não deixe de consultar também o Guide for IoT Devices & Products da Postscapes.

Internet das Coisas - SmartTudo.com.br

 


Compartilhe esta postagem



← Postagem anterior Postagem seguinte →


0 comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados: