Realidade Virtual (VR) - O que é e Como Alcançá-la.

Postado por SmartTudo Team em

Realidade Virtual - SmartStuff.com.br

Realidade virtual é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema operacional com o objetivo de recriar ao máximo a sensação de realidade a partir de um ambiente fictício. O ser humano reconhece o mundo através dos 5 sentidos básicos (paladar, tato, olfato, visão e audição) em conjunto com diversos outros sistemas de percepção, como o senso de equilíbrio, temperatura e noção de tempo por exemplo. Toda a nossa experiência de realidade é simplesmente uma combinação dessas informações sensoriais externas com os mecanismos de interpretação do cérebro humano. 

Portanto, quando as pessoas são apresentadas a estímulos sensoriais externos, mesmo que inventados de forma artificial (uma versão da realidade que não está realmente lá), do ponto de vista daquela pessoa a experiência pode ser percebida como real. Algo que chamaríamos de realidade virtual. Assim, em resumo, a realidade virtual implica em apresentar aos nossos sentidos um ambiente virtual que podemos explorar de alguma forma. Tecnicamente, realidade virtual é o termo usado para descrever um ambiente tridimensional, gerado por computador que pode ser explorado e interagido por uma pessoa. 

Como alcançar a realidade virtual? 

Hoje a realidade virtual é geralmente implementada utilizando a tecnologia de computadores. Há uma diversa gama de dispositivos que são utilizados para este fim, como óculos VR, esteiras omnidirecionais e luvas especiais. Estes equipamentos são usados ​​para estimular os nossos sentidos a fim de criar uma ilusão da realidade. No entanto, isso é mais difícil do que parece, uma vez que nossos sentidos e cérebro são evoluídos para nos fornecer uma experiência finamente sincronizada da realidade. Desta forma, se qualquer estímulo estiver um pouco fora do "normal", nós certamente poderemos perceber. 

Os sentimentos de imersão e realismo apenas serão atingidos quando a implementação da realidade virtual conseguir obter uma combinação perfeita entre hardware, software e sincronia sensorial, fazendo com que a pessoa realmente sinta que está presente e participando daquele ambiente virtual. Com a constante evolução tecnológica podemos esperar muito mais aplicações inovadoras de realidade virtual, talvez tornando-se futuramente uma forma natural de lazer para as pessoas, ou até mesmo ser utilizada no meio profissional como ferramenta de trabalho e/ou comunicação global. 

No Brasil existem lojas especializadas em realidade virtual, como a SmartTudo, que comercializam óculos VR e demais dispositivos inteligentes.

Acompanhar também as novidades e tendências sobre realidade virtual no portal theguardian.

 

Óculos de Realidade Virtual - SmartStuff.com.br


Compartilhe esta postagem



Postagem seguinte →


0 comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados: